Publicado por Celine Cangueiro
Com a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico e para responder às dúvidas que ainda se impõem, a Escola promoveu uma acção de formação sobre as novas regras da Língua Portuguesa, no dia 11 de Maio.
A oradora Agostinha Monteiro, docente de Língua Portuguesa, iniciou a sessão com uma breve contextualização histórica sobre as reformas ortográficas da Língua Portuguesa de 1911 a 1990.
Seguidamente, foram abordadas as alterações introduzidas pelo Acordo Ortográfico de 1990, nomeadamente, o novo Alfabeto da Língua Portuguesa, o uso de maiúsculas e minúsculas, a supressão gráfica de consoantes mudas ou não articuladas, as mudanças na acentuação gráfica e as alterações relativas à hifenização.
Os participantes tiveram ainda a oportunidade de desenvolver competências linguísticas através de exercícios e da análise de textos, podendo exercitar a nova ortografia.
Até 2015, decorre o período de transição, durante o qual, ainda se pode utilizar a escrita actual. No entanto, o novo Acordo Ortográfico entra em vigor no sistema educativo já no próximo ano lectivo 2011/2012 e, a partir de 1 de Janeiro de 2012, em todos os serviços, organismos e entidades governamentais, bem como na publicação do Diário da República.
A iniciativa, organizada pela Prof. Idalina França, destinou-se a todos os docentes e não docentes, uma vez que, em qualquer profissão, existe a necessidade de escrita.
Ficam, abaixo, duas ferramentas úteis:
Conversor Lince;
Dicionário on-line.
Obrigada a todos.
Sem comentários:
Enviar um comentário